Nova regra de recuo para goleiros

19/05/2011 23:13

Nova regra do recúo de bola para o goleiro no FUTSAL

 

A FIFA anunciou alterações às regras do futsal para tornar o jogo mais atractivo. A principal mudança está na “Lei 12 - Faltas e infracções”. Veja aqui o que muda.

Se antigamente quando uma equipa utilizava a estratégia do 5x4 em que o guarda-redes podia jogar numa posição avançada e voltar a tocar a bola após esta ter passado a linha central, agora o guarda-redes só pode voltar a receber a bola se ele próprio ultrapassar a linha de meio-campo e estiver no espaço do adversário.

Caso isto não se verifique, a equipa infractora será punida com um livre indirecto marcado no local onde a falta foi cometida.

A medida não agrada a todos, embora a opinião dos treinadores seja favorável no que diz respeito ao enriquecimento do espectáculo.

Aparentemente, o principal prejudicado com esta alteração é o Belenenses de Alípio Matos que, na época passada, foi a equipa que mais recorreu ao chamado 5x4. Contudo, o treinador diz tratar-se de uma falsa questão. Certo é que vai ter de readaptar a sua equipa à nova regra. «Tenho um guarda-redes que joga bem com os pés e, por isso, subia muitas vezes, tal como outras equipas também o fazem. Agora temos de trabalhar bem estes novos pormenores, mas vamos continuar a fazê-lo», garantiu Alípio Matos.

As outras mudanças nas regras têm a ver com o final do jogo. Deixa de ser o sinal sonoro do cronómetro a assinalar o fim, mas sim o árbitro, podendo este pode dar tempo adicional para ser marcada uma grande penalidade ou um livre directo, sem barreira.

Alteração também nos livres indirectos a penalizar atraso ao guarda-redes, esta situação passará a ser punida com livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta acumulada.

fonte: http://www.g-sat.net/futsal-2658/futsal-stop-a-estrategia-de-alipio-matos-352306.html (19/05/2011)

Voltar